top of page

O que deve saber sobre a Yoga

Leia este artigo desconstruindo a sua mente, comece por ter uma mente flexível e coloque de lado a ideia de que a yoga(1) é uma atividade física.

O que é a Yoga?

A yoga é um sistema constituído por oito passos com origem na índia e que requer uma prática disciplinada constante e sem apego. Os oito passos presentes na yoga (asthanga-yoga), são: yama (comportamento ético), niyama (regras), asana (postura), pranayama (respiração), pratyahara (recolher dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (união). Todas estas etapas devem estar presentes se praticamos yoga. A maioria das vezes inicia-se a yoga pela etapa da asana, quando se procura a prática física, mas só isso não é yoga. A yoga é uma disciplina que leva ao autoconhecimento, mas é um caminho solitário onde cada um deve ser responsável pelo seu. A yoga naturalmente mostra a quem a pratica o seu potencial, a força que cada um tem e que desconhece, mas para isso a prática deve ser constante.

Prática constante e com desapego

A prática constante de yoga, permite à pessoa ajustar o seu modo de vida, os pensamentos, as emoções, as palavras, as ações, a alimentação, os comportamentos, as atitudes para ela e para todos os outros seres. A pratica de yoga exige sair fora da zona de conforto, e ficar estável nas posturas. A respiração é uma das etapas importantes na prática de yoga, ela acontece entre uma inspiração e uma expiração.

O apego a pessoas, a pensamentos, a ideias, a coisas materiais, causa sofrimento, consciente ou inconsciente. O desapego leva-nos a desprender do que nos faz sofrer: os desejos, as repulsas, os medos... Reflita sobre se praticamos yoga se f

umamos?; se nos maltratamos ou maltratamos o outro?; se não respeitamos uma alimentação saudável? etc.

A yoga está na moda?

A yoga não está na moda, o que dizem estar na moda não é yoga mas sim algo que é uma atividade física, praticada em ginásios ou outros.

Como pode praticar?

Não pratique sozinho em casa, tenha um professor que o orienta. Os retiros podem ser locais ideais para iniciar a prática e aprender. Se necessitar de recomendações especificas arranje um professor coach que o oriente na prática de yoga de acordo com as suas características físicas e mentais, possibilitando também a adequação da sua alimentação. As aulas coletivas pode ser um inicio à prática, mas não esqueça que a yoga não é atividade física.

Recomendações

Como a yoga é muito mais que atividade física, ela não deve ser recomendada por profissionais de saúde quando a pessoa está com depressão ou alguma doença. A yoga ajuda a diminuir a agitação mental, mas não é adequado para pessoas com depressão. A yoga previne o desiquilíbrio do corpo e mente, por isso quando praticada de forma constante previne a saúde.

(1)Yoga é uma palavra do género feminino, por isso o artigo ‘a’.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page